PMI distingue jovem angolano pelo impacto na gestão de projetos
Marco Romero foi recentemente distinguido com o PMI Rising Leader Award, tornando-se o primeiro africano a receber esta distinção individual atribuída pelo Project Management Institute (PMI). A cerimónia de entrega decorreu durante o PMI Global Summit, realizado no presente mês novembro nos Estados Unidos.
O prémio reconhece profissionais emergentes que aplicam práticas de gestão de projetos de excelência, demonstram ética profissional e geram impacto positivo na sociedade. Marco Romero tem vindo a desempenhar um papel relevante no desenvolvimento do Programa Espacial Angolano, nomeadamente na criação e coordenação do seu PMO.
Entre os seus contributos destaca-se o projeto “PMI Angola Chapter Goes to Space”, que envolveu 30 estudantes angolanos em atividades relacionadas com o lançamento de balões estratosféricos, promovendo a educação em ciências aeroespaciais. A iniciativa conseguiu aproximar os jovens às tecnologias e à gestão de projetos, além de criar oportunidades de formação prática.
Com efeito, a distinção representa um avanço importante para o PMI Angola Chapter e contribui para reforçar a presença e a influência de Angola e do continente africano no contexto global da gestão de projetos.
Por fim, a conquista evidenciou ainda a importância da formação, certificação e adoção de boas práticas na área. É por isso uma excelente forma de incentivar novos profissionais a investir em desenvolvimento contínuo na área.